quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Felicidade, onde encontrar?

A Felicidade é algo que vem sendo buscado diariamente por todas as pessoas, que a procuram em diversos tipos de coisas e situações. Algumas acreditam que há possibilidade de encontra-la nas bebidas, outros, nos diferentes tipos de rocks, talvez nas drogas, no sexo, ou há aqueles, mais conservadores, que procuram encontra-la em conhecimentos, estudos, e ainda, os ambiciosos, que a buscam em dinheiro ou em tipos de bens materiais. Porém, percebe-se pelas características do mundo em que vivemos, que a sociedade como um todo não tem vivido muito feliz. Há uma incoerência terrível que nos cerca. O mundo tem se desenvolvido cada vez mais, as pessoas tem tido mais oportunidades, a curtição do dia-a-dia tem sido total, e mesmo assim, o que se vê são pessoas insatisfeitas com a vida e consigo mesma, problemas nas famílias e um vazio enorme que se esconde por debaixo do peito da maioria de todos os seres humanos. Por que isso? Porque tudo é MOMENTÂNEO. Os rocks duram poucos, e acabam, o sexo, é um prazer que passa e que tem se tornado normal e completamente vulgarizado, as drogas causam uma alegria superficial, o dinheiro, acaba ou nunca é suficiente, o conhecimento a certo modo pode até causar ignorância... tudo é fantasia. O que realmente acontece é que depois do dinheiro, das drogas, dos rocks, da bebida, do seu lindo e fantasioso mundinho, chega uma hora que você volta a ser quem você sempre foi, e quem você nunca vai deixar de ser..aquilo que nunca mudará, a sua essência...e os seus problemas aparecerão novamente, pois nunca foram resolvidos, e sim, empurrados para debaixo do tapetes, por serem grandes demais pra você. As sensações boas de uma vida feliz, quase perfeita, passa, e a realidade vem a tona, e quando isso acontece, a única coisa que resta é você, e apenas isso... E o que tem dentro de você? Ai sim..existe felicidade verdadeira dentro e fixa em você? Ou o que existe é aquele vazio que você não consegue suportar, e precisa de todas essas coisas pra suprir o que você não consegue ter, não consegue ser?
Quando não se tem bebida, quando não se tem show, computador, novela, televisão, filme, dinheiro, é capaz de ter felicidade?
Se você não tivesse tudo o que você tem, e perdesse tudo e todos, seria capaz de ainda assim você ter algum tipo de felicidade, paz e contentamento?
 A felicidade verdadeira só existe quando a vida, de forma geral, está fixada em Deus, pois quando olhamos para ele percebemos que acima de todas as dificuldades e de todas as coisas há alguém no controle. Existem situações que as coisas já não conseguem mais nos satisfazer, e que o mundo já se torna vazio, pois a angústia é tanta e o buraco já é tão fundo. E aí  vemos, que só existe um que pode suprir todo esse vazio e preencher toda essa falta que temos e sentimos. Podemos passar fome, podemos perder quem amamos, podemos perder tudo o que temos, mas temos a felicidade de saber, que essa vida é passageira e muito curta, muito breve, e essa é a verdadeira felicidade, de compreender de que a eternidade está por vir, e essa será sem dor, sem sofrimento, e com uma satisfação COMPLETA! O melhor de Deus ainda está por vir...
Enquanto esta não vem, seguimos felizes e confiando no que diz:

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quem é você? Quem sou eu?

Pergunta incessante que sempre vagou levemente sobre minha mente durante toda a minha vida. Desde criança, por trás das brincadeiras infantis, lembro de alguns momentos de ''precocidade'' em que tentava me fazer de adulta e achar algumas respostas para certos assuntos. Porém, mal sabia eu, naquela época, que algumas perguntas não tem respostas, e que outras as respostas são muito mais complexas do que nós achamos e que a maioria das pessoas vivem sem elas porque nem mesmo se preocupam em se pergunta-las esses tipos de coisa, que são extremamente necessárias para uma melhor compreensão da vida. E aquela criança de 5 anos, virou uma criança com um conhecimento um pouco maior, de 9 anos, depois de 12, e agora com 15 anos...e os pensamentos resolveram se aprofundar.. e agora, de forma integral! e isso ficou na minha mente.. Quem sou eu?  Essa é a pergunta que venho me fazendo todos os dias.
Diversas são as vezes em que me vejo em situações, fazendo coisas que não combinam com os meus desejos e nem mesmo com o que eu concordo. Me questiono porque faço esses tipos de coisas, e reparando algumas pessoas completamente inseguras, assim como eu sou em vários momentos que tomo decisões contrárias a minha vontade, penso, que a insegurança é exatamente o sintoma principal daqueles que não sabem a sua própria identidade...
Há um tempo atrás, sem nem mesmo saber que um dia eu mesma iria passar por algo do tipo, escrevi algo em meu perfil do orkut :

Quem você é ? será que você vive ou apenas existe ? será que você é as coisas que você tem ? ou será que você realmente é seus defeitos, qualidades, sua personalidade ? será que as pessoas gostam de você pelo que és ou pelo que tens ? e você ? gosta das pessoas pelo seus bens materiais ou por quem elas são de verdade ? será que você sabe quem você é ? será que você é você mesmo, ou é o que os outros querem que você seja ?como diz Brennan Manning: ''...Porque você só será tão grande quanto o seu próprio conceito de Deus.. o filósofo Blaise Pascoal diz: "'Deus fez o homem à sua semelhança e o homem em retribuição fez de Deus a sua imagem"' Tornando-lo mesquinho, bitolado, rude, legalista, julgador, sem sentimentos, não perdoador e tão odioso como somos todos nós!..."

Vejo que a definição perfeita de quem somos só será encontrada a partir de um referencial, pois, pare e pense um pouco.. e responda! QUEM É VOCÊ? .. A resposta é complexa, mas pertence apenas a você, e você a tem! pense nisso!